terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os 10 mandamentos para ser um bom aluno EaD.

Leia “OS 10 MANDAMENTOS DO ALUNO DE EDUCAÇÃO ONLINE” e reflita sobre quais deles você cumpre e os que não cumpre muito bem.
Fique à vontade para fazer sua reflexão, mas lembre-se de interagir com os colegas.
Faça seus comentários:
Os 10 mandamentos do aluno de Educação Online
1.    Acesso à Internet: ter endereço eletrônico e acesso satisfatório a internet é pré-requisito para a participação nos cursos à distância.
Sim tenho acesso, só que a minha é a internet móvel a 3g, não tem um bom sinal e fica falhando direto e fica mais fora de ativado, o que dificulta o acesso.
2.    Habilidade e disposição para operar programas: ter conhecimentos básicos de Informática é necessário para poder executar as tarefas.
    Em operar programas, tenho muita facilidade aprendo fácil por ter curiosidade e quere aprender a lidar com a ferramenta, por esse fator não dificuldades.
3.    Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino a distância conta muitos pontos, pois irá colaborar para o processo ensino-aprendizagem pessoal, dos colegas e dos professores.
Em participação estou trabalhando, e uma grande falha por não gostar muito falar em “frente ao quadro” como aluno, não tenho muita segurança, já quando dou aula não tenho essa insegurança.
Mais estou trabalhando esse ponto fraco.

4.    Comportamentos compatíveis com a netiqueta: mostrar-se interessado em conhecer seus colegas de turma é muito importante e interessante para todos.
Conhecer outras pessoas e sempre interessante, como não tem o contato visual deixa a desejar, por não esta ali perto faz como se fosse só você em frente o computador e mais ninguém, mais um novo desafio que serve para superar.
5.    Organização pessoal: planejar e organizar tudo é fundamental para facilitar a sua revisão e a sua recuperação de materiais.
O organização do conteúdo de um curso e sempre valioso, pois ira servi para uma possível revisão, caso tenha a ser feita.
Ter o material em local de fácil acesso facilita o processo para o estudo não só para provas ou para um simples duvida que pode surgir.
6.    Vontade para realizar as coisas no tempo correto: anotar todas as suas obrigações e realizá-las em tempo real.
      E que todos pretende, só que sempre tem um imprevisto, e a falta de organização e uma delas que dificulta e desenvolvimento, já estou trabalhado, a organização do tempo para poder fazer as minhas atividades de acordo com meu dia, para poder conciliar o meu dia com as minhas obrigações e lazer.
7.    Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas idéias e inovar sempre.
A curiosidade é uma porta que se abre par as pessoas que procura conhecimento por tentativas de erros e acertos, onde pode ser feitas as experiências par poder se vai dar certo ou não a sua tentativa, e vai continuar com o conhecimento básico que adquiriu.
8.    Flexibilidade e adaptação
Ser flexível é fundamental no dia de hoje, por que o mercado procura profissionais flexíveis e que se adaptam com facilidade as novas tendências do mercado.
9.    Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e transparente é ponto - chave na comunicação pela Internet.
A comunicação e fundamental em, qualquer ambiente, é a parte fundamental em um dialogo.
Pois sendo pela internet ou pessoalmente a escritas ou fala e fundamental no dialogo e tem regas a ser obedecidas como os pronomes de tratamento e outros.
10. Responsabilidade: Ser responsável por seu próprio aprendizado.
O aprendizado varia muito de pessoa para pessoa, pois tem pessoas que tem facilidades em aprender e compreender o conteúdo que foi passado, na minha percepção o aprendizado e de responsabilidade do aluno, pois e ele o principal beneficiado.
O aluno que realmente que aprender procura meios, e vai atrás do conhecimento, pergunta questiona, procura se manter atualizado.
E preciso se qualificar sempre e sempre melhorar, pois não tem um nível de conhecimento que tem domínio por completo. E preciso sempre atualiza as maneiras e os estudos, e superar os erros que e poder eliminar eles durante os estudos que serve como auxílio.
Sempre tem algo que podemos melhorar.

44 comentários:

  1. É MUITO BOM FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSOS ESTUDOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta de ser aluno EAD foi algo desafiador para mim. Ao longo dos cursos EAD que já fiz, pude perceber que com determinação e disciplina, podemos sim alcançar o sucesso. Ser autodidata é uma experiência que todos deveriam experimentar.

      Jociene Reis

      Excluir
    2. A educação a distancia tem facilitado a vida de muitas pessoas.É um desafio a ser enfrentado por todos acadêmicos. É preciso disposição, força de vontade, determinação.

      Excluir
    3. Entendendo que eu seja um ser em constante evolução, preciso de novos conhecimentos e novos desafios, o EAD veio para consolidar um novo momento da educação, que são as novas tecnologias, e todo educador que se preze tem que estar preparado para enfrentar essas novas batalhas que virão no cotidiano escolar, então ser um eterno aprendiz é a prova mais concreta da humildade de um educador compromimetido com a Educação Brasileira, dificuldade no EAD? Dificuldade é pegar ônibus em condições precárias nas estradas de chão por dentro dos canaviais, atravessar rios infestados de poluição e em lanchas sem condições nenhuma de navegabilidade, dividir o seu espaço (refiro-me à Escola neste momento) com pessoas que não tem nada a ver, tipo usuários de drogas, traficantes, enfim pessoas de todos os tipos, e às vezes até com os próprios animais da região, enfrentar tudo isso e ainda em alguns momentos não ter aula por falta de professor, por falta de energia, por falta de água para beber, tendo apenas 10, 11, 12, etc. anos de idade, isso sim é DIFICULDADE! Então espero no mínimo cumprir algum destes mandamentos.

      Excluir
    4. É realmente desafiadora a missão de professor, pra isso cabem alguns esforços. Pretendo cumprir todos os mandamentos e assim, alcançar os meus objetivos junto ao curso rumo à realização profissional.

      Excluir
    5. Pretendo cumprir todos os mandamentos e poder alcançar o meu conhecimento junto ao curso e a realização de ser um profissional capaz de enfrentar todos os desafios lançados.

      Excluir
    6. A educação à distância é uma grande oportunidade criada nestas últimas décadas; oferecendo variados cursos à distância e uso de novas tecnologias. Foi um dos grandes avanços, inclusive, para quem trabalha, pois há disponibilidade de estudos em tempos reservados e a qualquer momento. Apesar de já cumprir uma grande parte dos dez mandamentos, pretendo com este curso, adquirir mais aperfeiçoamento na área com recursos tecnológicos e aprendizagem significativa. É imprescindível que todo educando, educador e demais profissionais adquiram conhecimentos, habilidades e que tenham bastante disciplina, determinação e dedicação.

      Excluir
  2. Estou começando meu primeiro curso à distância e pretendo cumprir esses mandamentos!

    ResponderExcluir
  3. Os 10 mandamentos com certeza são essenciais para uma boa aprendizagem

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a educação futura será possivel através destes meios, uma vez que a tecnologia esta presente em nosso dia-a-dia e que é impossivel negarmos este modo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a EAD é o futuro em termos de Educação.As TIC fazem parte de nossas vidas e por que não aprender através delas?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A EAD abre possibilidades incríveis aos que dela fazem uso, além de despertar um senso de organização de tempo e temas para estudos as possibilidades de acesso a internet é um fator que tem aprimoramento inerente desta modalidade de estudo.

    ResponderExcluir
  8. Já fiz outros cursos a distancia, espero que possa concluir esse. Espero que o própria curso seja organizado.

    ResponderExcluir
  9. Me esforçarei bastante para seguir à risca cada um desses mandamentos, pois tenho plena convicção que com determinação, disciplina e comprometimento, consegue-se tudo o que realmente se deseja. Sobre a Educação a Distância, confesso que é uma experiência nova para mim, visto que todos os cursos que fiz até o presente momento foram presenciais, logo estou com muitas expectativas em relação a esta modalidade de ensino e, certamente, darei o meu melhor.


    Rosa Pimenta.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Apesar das dificuldades e de não ter um professor presencial para tirar suas dúvidas, a EAD reduz barreiras para professores que não tempo suficiente de estudar presencial. Desde 2008 que estudo esta modalidade de ensino( CESAD), confesso que no início foi muito difícil, mas depois me familiarizando com essa modalidade de ensino, passei a gostar e não pretendo mas estudar presencial. Portanto os 10 mandamentos é de suma importância para o aprendizado do aluno. E nesse curso não vai ser diferente vou me dedicar para ter um excelente aproveitamento.

    ResponderExcluir
  12. Os dez mandamentos são as principais metas que devemos seguir para fazer uma EAD com mais prcisão. Este já é o quinto curso que faço ONLINE, mas com alguns encontros presenciais. E sem sombra de duvidas é muito bom e proveitoso.

    ResponderExcluir
  13. A objetividade e interação são fundamentais para o ensino a distância.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite aos educadores, aos estudantes e todos que fazem parte do blog, este espaço que estamos utilizando faz parte do que denominamos ensino à distância, sou graduando do 8° do curso de história licenciatura do ensino a distância da Universidade Federal de Sergipe, recém formado do curso técnico em serviços públicos pelo programa E-Tec Sergipe, sempre estou pesquisado ou acompanhado os avanços ou barreiras desta modalidade de ensino através de cursos complementares, em relação "aos dez mandamentos para ser um bom aluno Ead " geralmente é uma cartilha que esta presente em quase em todo curso ou universidade que já realizei ou conheci nesta modalidade, entre os quais gostaria de destacar como até os próprios colegas já citaram a exemplo das inovações tecnológicas, organização do horário de estudo, flexibilidade de espaço e a interação entre alunos e profissionais da área são de extrema importância para permanecia dos mesmos e para a construção de um conhecimento com qualidade, a atualização sempre permite que as futuras gerações possam de alguma maneira desmitificar o "preconceito" com em relação ao uso de tecnologia de informação no processo de ensino-aprendizagem, em qualquer modalidade que seja, não pensem que talvez a "facilidade" de "acesso" a esta modalidade de ensino vai fazer com que sejamos bons alunos, ao contrario percebe-se que ao decorrer do curso, se o aluno não tiver muito esforço, perseverança e comunicação, ele acaba abandonando o curso e apresentando as falhas ou barreiras existentes como principal motivação de não conclui-lo, uma ótima noite, desejo a todos uma boa sorte, e nunca deixem de estimular uns aos outros, pois concerteza na educação a distancia, temos muito o que construir e aprender.

    ResponderExcluir
  15. Desde 2008 sou aluna do cesad,polo Poço Verde e sei que os dez mandamentos são essencias para uma boa aprendizagem

    ResponderExcluir
  16. Desde 2008 sou aluna do cesad,polo Poço Verde e sei que os dez mandamentos são essencias para uma boa aprendizagem

    ResponderExcluir
  17. essa é a primeira vez que faço um curso pela CESAD, mais já fiz outro cursos online e a minha graduação foi semi-presencial e sei dos desafios que é estudar nesta modalidade e é um grande prazer participar com tantas pessoas de diversas cidades algumas já conhecidas e outras nem tanto.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!estudar a distância requer muito tempo e dedicação,principalmente quando o professor não vinha utilizando o computador em sala de aula.Enquanto eu não aprender lidar comcretamente com este instrumento de trabalho sentirei grandes dificuldades, mas seguirei os dez mandamentos da EAD pois entendo que é a mola-mestra para o professor se planejar e organizar seu tempo de estudo.Espero também que cada aluno/professor seja colaborador uns dos outros.Que Deus ajude a cada um professor e educador.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Os dez mandamentos são muito importantes, pois para se ter um bom desempenho neste curso deve-se esta atento a muita coisa.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!
    Esse é o meu primeiro curso à distância. Ter conhecimentos básicos de informática; organizar-se com o material do curso e atividades;
    realizar e anotar todas as coisas em tempo real; aceitar novas ideias
    e inovar sempre; flexibilizar e adaptar quando necessário; E ainda ser objetiva e ter responsabilidade com tudo que estuda.
    Ser uma aluna disciplinada e estudiosa fará a diferênça.
    Gostei muito da temática do curso.
    Espero melhora meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  22. A EAD é uma modalidade diferenciada e que pode sim proporcionar um ensino de qualidade, se respeitada as limitações e superada as dificuldades. Na verdade, carecemos de ter um contato físico com o professor, para que sintamos a firmeza que uma orientação presencial proporciona. É bem verdade também, que muitas vezes nos sentimos mais à vontade quando escrevemos sobre o nosso ponto de vista, ao invés de nós expor oralmente. O ensino à distância preza a disciplina e planejamento nos estudos, espero então superar as minhas dificuldades e expectativas.

    ResponderExcluir
  23. Dos 10 mandamentos, o primeiro é primordial e na minha realidade de estudante EAD o que mais prejudica. Pois quando a internet não colabora, não posso cumprir nenhum dos outros. Mas Educação a distância é tudo de bom nesse mundo empreendedorista/tecnológico em que vivemos.

    ResponderExcluir
  24. Já monitorei alunos de curso ead e ja fiz alguns, mas sei que todos são um grande desafio pois exige muita disciplina e dedicação. Espero vencer mais esse desafio.

    ResponderExcluir
  25. O que tenho percebido como maior dificuldade, é responsabilidade com as leituras e a administração do tempo para tal, pois, muitas vezes não nos organizamos, deixando tudo para depois e, não damos conta.

    ResponderExcluir
  26. A EaD tem contribuído para expansão de diversos cursos dando oportunidade de formação ao aluno, mas para que tenha uma boa aprendizagem é necessário planejamento, disciplina e muita leitura para facilitar na hora de enviar as atividades e ter um bom aproveitamento.

    ResponderExcluir
  27. Ao ler o texto pude perceber que o mesmo expliicta a dedicação e compromisso que devemos ter ao realizar as atividades propostas durante o desenvolver do curso.

    ResponderExcluir
  28. Muito esclarecedor esse texto, pois o sistema EAD é algo surpreendente, pois a busca pelo conhecimento não fica apenas sujeito aos livros e nem aos professores. Ele também pode ser encontrado na internet, após algumas peneiradas que o aluno do sistema deve fazer. Acredito que o futuro da educação no mundo vai se pautar num sistema inovador como o EAD.

    ResponderExcluir
  29. Já faz 6 anos que coordeno cursos EAD aqui no Polo Presencial UAB/UFS em São Domingos- SE.E percebir, que cada ano que passa o meu conheciemento cresce cada vez mais.Agora como aluno, a responsabilidade é muito mais.Ser aluna da EAD, é necessário muita dedicação e compromisso com a escolhar do curso.

    abraço,
    Marinalva

    ResponderExcluir
  30. Fiz alguns curso pelo sistema EaD. Neste meio tempo aprendi que a organização do tempo para o estudo é de fundamental importância.
    Espero que possa continuar este curso da mesma forma que fiz os anteriores, tentando aplicar os 10 mandamentos para ser um bom aluno EaD.

    Um bom estudo para todos.

    Cícero Aristides Sobrinho.

    ResponderExcluir
  31. A EDA, é algo desafiador, mais muito interessante, vou faze o máximo possível para responder as atividades do curso, e cumprir com os mandamentos para ser um bom aluno. Pois o aluno que realmente quer aprender procura meios e vai atrás do conhecimento.

    ResponderExcluir
  32. Vivemos hoje no século XXI, um mundo globalizado cheio de tecnologia, a EAD é só mas uma evolução do ensino, dando oportunidade a cada individuo de se especializar em uma determinada área, dando a oportunidade de cada um conciliar trabalho com educação, onde é claro que ira exigir do aluno uma dedicação maior, tendo que organizar o tempo. Espero terminar o curso com o mesmo entusiasmo que comecei.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!

    Hoje em pleno séc. XXI pode-se analisar facilmente que a EAD vem se tornando e ganhando espaço no sistema educacional. A EAD abre possibilidades incríveis aos que dela fazem uso, além de despertar um senso de organização de tempo e temas para estudos as possibilidades de acesso a internet é um fator que tem aprimoramento inerente desta modalidade de estudo.

    ResponderExcluir
  34. desde o começo começei organizando tudo pois minha vontad de cursar ufs era enorme e estou fazendo por merecer o q deus mim privilegiou.

    ResponderExcluir
  35. desde o começo começei organizando tudo pois minha vontad de cursar ufs era enorme e estou fazendo por merecer o q deus mim privilegiou.

    ResponderExcluir
  36. O ensino EAD vem se firmando ao longo do tempo em nossa sociedade,o avanço tecnológico,a velocidade da informação e a agitação do dia-dia dos indivíduos nos tempos atuais, a necessidade urgente de formar novos profissionais e de se capacitar os já existentes, confirmou a importância da educação à distância.Com o avanço do ensino EAD surgiu grandes possibilidades abrindo novos horizontes em diversas áreas de conhecimento atingindo diversas classes sociais,possibilitando a adequação de cada indivíduo de acordo com suas necessidades e possibilidades pessoais e profissionais.

    ResponderExcluir